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Queria tanto... menos frustração!


Os meus alunos de 9º ano são muito bons moços... falam um bocadinho, é certo, mas são bem dispostos e têm bom coração. Temos duas meninas mimadas que gostam muito de achar que sabem mais que os outros todos e que em nada se coadunam com a tremenda humildade da restante turma... mas para mal dos meus pecados... são das melhorzinhas! É que eles são excelentes pessoas, mas péssimos alunos... alguns esforçam-se, tentam... mas este sistema de passa tudo é difícil colmatar a falta de conhecimentos prévios dos outros anos. Eu tento, eles tentam... mas as aspirações e ambições também não merecem grande esforço... é pena e às vezes também fico com a "burra" como as minhas meninas mimadas... Ontem:

Entram na aula com o tumulto habitual, a professora não olha para eles - mau sinal. Sentam-se, a professora espera que se calem e não manda ninguém abrir a lição - mau sinal. A professora começa a aula sem perguntar pelos trabalhos de casa.... - menina mimada nº 2:

- É melhor estarmos calados que a professora hoje vem chateada!

Eu:

- Não estou chateada, estou triste.

O hiperactivo:

- A professora já corrigiu os testes?

- Ainda não...

O tocador:

- A professora está triste porque nunca fazemos nada de jeito e já nem adianta zangar-se, estamos mal!

Ás vezes ainda me surpreendem com tanta perspicácia, mas ainda não desisti, porque até ao lavar dos cestos, é vindima. E eu só quero que eles passem para o outro lado...

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