
Desde o tempo dos sumérios, os homens terão publicado cerca de 32 milhões de livros. Este número é avançado por Kevin Kelly, num ensaio, publicado recentemente no New York Times, sobre o fenómeno dos livros digitalizados e das bibliotecas online. Mas, Kelly não se fica por aí. Além dos livros (e nestes ele inclui pergaminhos e obras escritas em tábuas de barro), terão sido escritos 750 milhões de artigos e ensaios, 25 milhões de músicas, 500 milhões de imagens, meio milhão de filmes, 3 milhões de vídeos e, um total astronómico de 100 biliões de páginas de internet.
Para armazenar toda esta informação, seria preciso um computador do tamanho de um edifício. Contudo, o autor, que trabalha na revista Wired, estima que dentro de alguns anos poderá bastar um pequeno dispositivo portátil.
in Os Meus Livros
E ainda dizem que as letras estão em desuso. Por um lado é um autêntico sonho ter todos os livros logo ali, ao nosso dispor. No entanto, penso que esta massificação da leitura tirará, certamente, a magia do livro. E vocês o que acham? (Quem cala consente, não é verdade?)
Comentários