Avançar para o conteúdo principal

Eu Quero Viver - Nina Lugovskaia


Andei a ler este livro, terminei-o há 2 dias e tive uma grande desilusão. Bem, é certo que eu já não tinha gostado de "O Diário de Anne Frank", por isso, também não gostei deste. Passei o livro todo a pensar que a jovem era normalíssima apesar de viver no regime de Estaline. As preocupações eram as mesmas de qualquer jovem com a idade dela, aliás até a achei um pouco acriançada dadas as circunstâncias e os seus 18 anos de idade. Enfim, um fiasco! Não consigo gostar mesmo, porque fico sempre à espera de detalhes e pensamentos que eu acharia próprios da época e do contexto e acabo por achar que as jovens sofreram um bocado sim, mas isso não as fez diferentes da grande maioria dos jovens de hoje com a mesma idade, inclusivê esta abusa do egocentrismo e preocupação estética de uma forma quase doentia.

Gostaria de ter mais para dizer, mas de facto, o livro não me despertou grande atenção. Na minha opinião: não comprem!

Comentários

Anónimo disse…
discordo completamente!!!
Anónimo disse…
eu também discordo completamente,como bem diz o livro ela vivia em uma época em que as gurias,mesmo tendo 18 anos,não vivia numa época tão tecnologica como a nossa isso significa que para uma guria de 18 os seus pensamentos eram imaturos pelo seguinte fato dela mostrar que não tinha com quem conversar abertamente sobre tais assuntos,com isso ela permanecia com suas duvidas ja que ninguém poderia tira-las,ambas tanto NINA LUGOVSKAIA quanto ANNE FRANK,são de uma inteligência incrivel,e mesmo sabendo os riscos que tudo que escreviam poderia causar elas persistiram em um assunto que trouxe hoje em dia uma espantosa curiosidade e força de vontade diversos jovens.
Anónimo disse…
nao axei!!
eu amei o livro!
mas gosto e gosto
:]
Regina disse…
eu li O diário de Nina,
Na verdade achei ela com uma dupla personalidade, as vezes era infantil, "inocente"(aos 13 anos),mas ao mesmo tempo ela tinha uns pensamentos digamos que satânicos,e só pensava em uam forma de se matar(até ai tudo bem),
na verdade achei o livro bom, e ela soube escrever e descrever as situações muiiito bem,até melhor que Anne Frank.O livro é bom sim,para a idade dela e todas aquelas circuntâncias que ela tava vivendo.
Anónimo disse…
biografias me atraem muito , até por que nessas . não são reveladas a vida de pessoas e sim como se vivia na guerra , é interessante , abre muito nossas mentes jovens, talvez preferisse mesmo outros livros , mas a historia de crianças pasando por situações assim nos comove muito , talvez mudasse mesmo o mundo
grata Ca
Anónimo disse…
tbm gostei
Unknown disse…
eu gostei muito,eu vivoo mesmo sofrimento que ela,so que emepocas diferente,ate tentei me envenenar mas nao deu certo.eu descordo de todos que dizem que foi perca de tempo,foi uma enjustissa o que eles fiseram com ela.
Unknown disse…
eu descoedo de todos q disem q foi perca d tempo,eu achei super legal,acho ate q sou como ela ate bebi veneno sop q nao deu certo.
Anónimo disse…
Estou lendo esse livro agora, me interesso particularmente por biografias de guerra, por me mostrar o pensamento de pessoas durante guerras. Até agora estou gostando desse livro e pretendo terminar de lê-lo. VLW>>>>>>>>!!!!!!!!!!
Anónimo disse…
bom... ainda não terminei de ler o livro, mas ja estou na metade, (p correção a jovem tinha 11 anos qdo começou o "diário" no caso o relatado, pelo q pude perceber ela teria outros diários), o fato é q p idade escrevia muito bem, mais o q me deixou fascinada até agora, é o poder de crítica que uma pessoa tão jovem tinha, principalmente em uma época em q os meio de comunicação eram escassos, não podemos esquecer q era um diário, q a intenção não era que ninguém o lesse, o fato é, que podemos voltar no tempo atraves do olhar de uma garota por ser tão jovem, consegue realatar seus dias de terror de maneira ainda que um pouco "romântica", por que no fundo era uma pessoa muito româtica.
Anónimo disse…
Quando li o livro, no início me parecia legal. Mas vi que ela nao se via como uma menina normal ,mas sim so defeitos que ela encontrava nos outros e até nela mesma,bom,foi bonito até um certo ponto mas quando vi que ela realmente sofria pelo fato dela nao encontrar nela uma pessoa perfeita..vi que isso parecia uma doença..e tanto que ela naum falava pra ninguem oq ela pensava e sim guardava dentro dela..e poucas palavras do que ela pensava estavam ali naquele diario..
ela poderia ter vivido uma vida melhor..mas naum viveu.. por isso dizem que poucas pessoas vivem,apenas existem..
Anónimo disse…
Li o livro e o achei muito bom. De fato, sempre esperamos mais detalhes de sua vida, algo que impressionasse de verdade. Mas o livro que lemos é um diário, nele consta fatos da VIDA REAl. Não limos um romance de Machado de Assis, repleto de emoções. A época do regime stalinista não ela lá muito prazerosa pra ninguém, principalmente se tratando de uma jovem estudante de poucos amigos. Apesar de Nina ter sido uma garota um tanto egocentrica, se nos colocarmos em seu lugar podemos sentir a mesma dor que outrora ela sentira.

Um conselho: Leiam o livro. É muito Bom!
Grazy disse…
tbm discordo..
ela tinha talento.. isso tava na cara.. e eu por ser adolescente me supreendi.. pq msm sendo de países e épocas diferentes tinhamos as mesmas duvidas e complexos.. confesso que me indentifiquei bastante com Nina. (:
Arelly Padilha disse…
li e me identifiquei com Nina.

discordo totalmente, ela escrevia super bem e despertou em mim emoções diferentes de qualquer outras.

Comprem.
daniela disse…
bom.Nina mostra uma maturidade incrivel principalmente para aquela espoca.mais é normal sempre overarm criticos, de todas as formas,a verdade é que nada é bom pra todos,seria até estranho se todos gostassem.
nina ela mim aparentou ser uma menina fragil.
Anónimo disse…
O diário de nini é simplesmene ótimo e não tenho mai nada a dizer
Anónimo disse…
estou na metade do livro, mas ja estou muito apaixonado por ele.
Andrea A. disse…
O livro é ótimo! Nina era muito inteligente, porém sofria por problemas psicológicos... Como assim um fiasco? Logo esse livro???
Eu hein!
Eu sei, eu sei... cada um tem sua opinião e blá, blá, blá.

Mensagens populares deste blogue

Uma verdade simples, de Jodi Picoult

Leitura agradável, mas não brilhante. É um livro que se lê facilmente, apesar de não me ter cativado no início. Para ser sincera só a mais de meio consegui nutrir algum interesse pela história. Até lá, achei o livro banal, expectável e cinematográfico. Considero que não é um livro mau, apenas não é a minha onda.  Então, relata a história de uma rapariga amish, que é acusada de matar o seu próprio filho à nascença e da sua advogada cosmopolita e mal resolvida amorosamente. A advogada não acredita na sua inocência, mas resolve ajudá-la a pedido de Leda, sua tia. Depois disso surgem as peripécias. A advogada acaba por acreditar na sua inocência quando ela se considera culpada, entretanto reapaixona-se pelo psicólogo que defende a acusada, que por sua vez era um namorado antigo. A acusada revela, aos poucos, a verdadeira história da noite da morte e enfrenta a dificuldade entre escolher o pai do filho, pertencente ao mundo normal e a sua vida simples de amish. O que lhe aconteceu? É c

Se isto é um Homem, Primo Levi

Já andava na minha prateleira há algum tempo, mas eu não me decidia. O tema agradava-me, mas tinha medo de me dececionar. Temia que fosse demasiado filosófico... Comecei e já não parei. Não é uma leitura simples, mas também não é um quebra-cabeças.  Primo Levi, judeu italiano, apanhado pela máquina nazi, foi capturado em Auschwitz. Este o nome que ninguém deveria esquecer, para que nunca nos esqueçamos que o ser humano consegue ser animalesco pela sobrevivência e pelo poder da crueldade. Convenhamos que, ninguém, com um mínimo de valores, conseguirá tratar desta forma outro ser humano diariamente, durante anos. Primo Levi, que viria a falecer em consequência de uma queda na escada do prédio onde vivia, sobreviveu ao campo de concentração. Sobreviveu porque no meio do azar, teve sorte. Sorte por ter apanhado escarlatina e não ter sido encaminhado para a caminhada da morte , sorte por ter conhecimentos de química e ter conseguido manter-se quente no laboratório para onde foi destinado

D. Sebastião e o vidente, de Deana Barroqueiro

É um calhamaço!! Conta com 629 páginas, rebuscadas, com um vocabulário erudito, muitas personagens, mas ... fascinante! Este livro, obviamente, relata a história de vida de D. Sebastião com todos os pormenores, desde a mãe que o deixou, à sua deformidade física, ao seu caráter, bravura... Assim, este pequeno rei, em tamanho e em idade, demonstrou a sua infantilidade nos rasgos de bravura. Inocente, sonhava com a guerra, mas soube antever os interesseiros que lhe apareceram pelo caminho. Existe também Miguel, um menino que nasceu no mesmo dia que ele e que o acompanha ao longo da história, mas que acaba por nunca conseguir aproximar-se o suficiente. É ele o vidente do título, mas a sua personagem acaba por não ser muito "útil", uma vez que é incapaz de mudar o rumo dos acontecimentos, limita-se a admirá-lo ao ponto de o acompanhar à morte. Quem não conhece D. Sebastião, o desejado, aquele que desapareceu em Alcácer Quibir e que regressará envolto no nevoeiro. Cá te es