Avançar para o conteúdo principal

Alice Vieira aposta em Patrícia Reis (parte2)




Se calhar tudo depende do dia e da disposição em que nos encontramos. Se calhar de manhã cedo ainda estamos permeáveis a todas as aventuras literárias e ao fim da tarde já treslemos, e queremos é tudo como manda o figurino clássico, sujeito, predicado, complemento directo, ponto final, parágrafo.


E se clahar nem todos os dias nos apetece um Nobel, ou a Maria Gabriela Llansol, por muito que os amemos.


E é verdade que a literatura não se faz só com eles. Se, como se costuma dizer, são precisos dois para dançar o tango, também na literatura - em todas as literaturas, de todos os países - são precisos autores que preencham os diferentes registos da escrita.


Mas Portugla é, em vários domínios, um país estranho: normalmente só produz génios. E por isso produz pouco. Temos Camões e Pessoa. Temos Carlos Lopes e Rosa Mota. Temos Eusébio e Figo. Mas falta a grande massa donde estes deveriam ter emergido.


Na literatura dos nossos sias acontece o mesmo: ou temos os grandes nomes, ou temos os (very) light que nos alumiam muito pouco.


Que é dos outros?


Estava eu nestes angustiantes pensamentos quando uma manhã, ao entrar na minha livraria habitual, comecei a folhear (juro: perfeitamente ao acaso) um livro chamado "Amor em Segunda Mão", nem tanto pelo título nem pelo nome da autora, que não conhecia de parte nenhuma (juro pela segunda vez), mas pura e simplesmente porque a capa me remetia para um quadro de Magritte, uma das minhas velhas paixões.


Segui o conselho do meu amigo Gonçalo e lá comecei eu a picar uma frase aqui, outra acolá ("Uma viagem sozinha nunca é apenas uma viagem"




**** ****


"... e pensei que um casamento não podia ser só aquilo. Aquele sofá de pele, a mesa de abas e uma fotografia. A Teresa dizia que era uma casa em construção, mas ao fim de sete anos de namoro era apenas uma sala de espera de um dentista e isso era de uma tristeza que me abalava a garganta e prendia os lábios a cigarros sucessivos"




**** ****


"Uma vez pensou mudar de carro, num stand da volvo, brincou


Se tenho um volvo antes dos 30, o que é que eu tenho aos 40?


O vendedor sorriu e, certo da sua comissão , respondeu


Um Bentley."




**** ****


"Não vais ser jornalista o resto da vida.


Por que não?


Porque é um desperdício.


Um desperdício, Susana, é um pano que se tem no carro para limpar as mãos.")






- e, de repente, estava eu sentada nos sofás da livraria (pois é, ainda há livrarias com sofás, e um balcão de café...) a ler este livro da Patrícia Reis como deve ser lido, ou seja, do princípio.


Ia para aí a meio quando achei que o quevia levar para casa.


Já passava das três da manhã quando acabei de o ler. No dia seguinte pus-me a fazer telefonemas a amigos meus, "diz-me lá quem é esta Patrícia Reis, de quem eu nunca ouvi falar", e eles a berrarem comigo porque, pelos vistos, toda a gente a conhecia muito bem - menos eu. Que fazia isto e mais aquilo, que dirigia a "Egoísta", que tinha trabalhado em jornais, enfim, que era uma vergonha eu fazer perguntas daquelas.


Portanto aqui fica, desde já, a confissão da minha ignorância (atenuada, se possível, pelo facto de nestes últimos tempos eu estar atacada de trabalho por todos os lados) - mas também a confissão do meu agrado pelo livro que li. Não sei se é um grande romance, não sei se é uma obra-prima - sei que não se consegue largar enquanto não se chega à última linha. E quase apostava que acontece com todos os leitores deste livro aquilo que aconteceu comigo: quando chegamos à última linha, começamos outra vez do princípio.


É uma história de amores e desamores, encontros e desencontros, de uma ideia de felicidade que parece certa e para sempre até ao momento em que se apercebe que a felicidade não se pode escrever daquela maneira


("Então como é que estão as coisas com o Miguel?


E a Júlia respondeu


Ah o meu marido e eu somos muito amigos.


Foi a coisa mais triste que alguma vez ouvi.")


de vidas que se cruzam do tempo que se passa na rua, nos empregos, nos hospitais, nos consultórios, nos jornais, na educação das crianças, nos divórcios, numa floresta de enganos e decepções, em que só os mais fortes (Júlia) conseguem a custo sobreviver.


É, no fundo, como se estivessemos a ser espectadores de vidas que conhecemos do nosso dia-a-dia, a nossa, quem sabe, a dos amigos que vivem ao nosso lado.


E quando, neste nosso estranho tempo, todas as depressões se tentam curar no divã do psiquiatra - eis que a Júlia decide enfrentar os seus problemas ... ao lado de um cavalo, de seu nome Romeu, na penumbra refrescante de um picadeiro algures na cidade.


Depois, num artifício bem conseguido, a autora decide, mesmo já no fim do romance, voltar atrás no tempo. E aí as coisas adquirem uma nova luz, e a história uma nova dimensão.


E lá vamos nós ler tudo outra vez de novo - e tudo é diferente, e agora sim, agora os objectos estão finalmente no lugar certo das prateleiras.




Alice Vieira in Os Meus Livros, Junho de 2006




Pois é amigos, Patrícia Reis soava-me a litertura (very) light. Pelos vistos não é, mas ainda não estou convencida. Aceitam-se opiniões e sugestões.

Comentários

Anónimo disse…
Sabes se a Patricia Reis possui contos publicados?

Mensagens populares deste blogue

Uma verdade simples, de Jodi Picoult

Leitura agradável, mas não brilhante. É um livro que se lê facilmente, apesar de não me ter cativado no início. Para ser sincera só a mais de meio consegui nutrir algum interesse pela história. Até lá, achei o livro banal, expectável e cinematográfico. Considero que não é um livro mau, apenas não é a minha onda.  Então, relata a história de uma rapariga amish, que é acusada de matar o seu próprio filho à nascença e da sua advogada cosmopolita e mal resolvida amorosamente. A advogada não acredita na sua inocência, mas resolve ajudá-la a pedido de Leda, sua tia. Depois disso surgem as peripécias. A advogada acaba por acreditar na sua inocência quando ela se considera culpada, entretanto reapaixona-se pelo psicólogo que defende a acusada, que por sua vez era um namorado antigo. A acusada revela, aos poucos, a verdadeira história da noite da morte e enfrenta a dificuldade entre escolher o pai do filho, pertencente ao mundo normal e a sua vida simples de amish. O que lhe aconteceu? É c

Se isto é um Homem, Primo Levi

Já andava na minha prateleira há algum tempo, mas eu não me decidia. O tema agradava-me, mas tinha medo de me dececionar. Temia que fosse demasiado filosófico... Comecei e já não parei. Não é uma leitura simples, mas também não é um quebra-cabeças.  Primo Levi, judeu italiano, apanhado pela máquina nazi, foi capturado em Auschwitz. Este o nome que ninguém deveria esquecer, para que nunca nos esqueçamos que o ser humano consegue ser animalesco pela sobrevivência e pelo poder da crueldade. Convenhamos que, ninguém, com um mínimo de valores, conseguirá tratar desta forma outro ser humano diariamente, durante anos. Primo Levi, que viria a falecer em consequência de uma queda na escada do prédio onde vivia, sobreviveu ao campo de concentração. Sobreviveu porque no meio do azar, teve sorte. Sorte por ter apanhado escarlatina e não ter sido encaminhado para a caminhada da morte , sorte por ter conhecimentos de química e ter conseguido manter-se quente no laboratório para onde foi destinado

D. Sebastião e o vidente, de Deana Barroqueiro

É um calhamaço!! Conta com 629 páginas, rebuscadas, com um vocabulário erudito, muitas personagens, mas ... fascinante! Este livro, obviamente, relata a história de vida de D. Sebastião com todos os pormenores, desde a mãe que o deixou, à sua deformidade física, ao seu caráter, bravura... Assim, este pequeno rei, em tamanho e em idade, demonstrou a sua infantilidade nos rasgos de bravura. Inocente, sonhava com a guerra, mas soube antever os interesseiros que lhe apareceram pelo caminho. Existe também Miguel, um menino que nasceu no mesmo dia que ele e que o acompanha ao longo da história, mas que acaba por nunca conseguir aproximar-se o suficiente. É ele o vidente do título, mas a sua personagem acaba por não ser muito "útil", uma vez que é incapaz de mudar o rumo dos acontecimentos, limita-se a admirá-lo ao ponto de o acompanhar à morte. Quem não conhece D. Sebastião, o desejado, aquele que desapareceu em Alcácer Quibir e que regressará envolto no nevoeiro. Cá te es