
De câmara em punho, o repórter fotofráfico do Expresso estava deslumbrado: as raparigas acediam aos seus pedidos sem pestanejar e rapidamente assumiam as marcações e afivelavam as poses adequadas. Nenhuma é candidata a modelo, mas todas estão habituadas a posar para a objectiva e a construir personagens como se isso fosse a sua vida. E de certo modo é: boa parte dos seus tempos livres tem sido gasta a tirar fotografias e, mais recentemente, a filmarem-se umas às outras, em grupo ou individualmente.
O resultado está á vista nestas páginas mas também na internet, onde Catarina, Inês e Ana compartilham as imagens que criam e recriam. Entre os 14 e os 15 anos, as três amigas de Almada estão longe de serem as únicas com direito a três minutos de fama na rede mundial. Se nos últimos quatro meses o seu filho liga cada vez menos à televisão e volta e meia lhe surripia a câmara digital de filmar, não se preocupe: é normal na geração YouTube, como é conhecida a faixa etária entre os 12 e os 24 anos. A designação vem do serviço YouTube, em http://www.youtube.com/, um "Website" que incentiva qualquer pessoa a publicar os seus vídeos, fornecendo a respectiva hospedagem e promoção. Tem cinco meses de vida, apenas, e já atrais mais de 6 milhões de visitantes por dia - uma audiência muito superior à totalidade dos espectadores portugueses de televisão.
A revista "The Economist" dedicou uma notícia ao fenómeno que intitula de "clip culture". Números citados: em Dezembro, na altura do lançamento, o "site" continha mais de 1 milhão de pequenos "videoclips" e os cibernautas alimentavam-no diariamente com 8.000 novos "clips", visionando três milhões. Hoje, "realizadores" de todo o mundo, de Portugal à China, de miúdos de 12 anos a empresas como a Nike ou a Airbus, carregam 35.000 novos vídeos por dia e são vistos mais de 40 milhões. Isto só no YouTube, que não é o serviço único do género: a Google Inc. também lançou o Google vídeo (http://www.video.google.com/), que tem quatro vezes menos audiência.
Paulo Querido in Única, Maio de 2006
Depois conto o resto.
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