Segundo Chad Hurdley, fundador do YouTube, 80% são vídeos amadores, 10% saem das mãos de amaadores qualificadosovens candidatos ao estrelato mediático que usam a Internet para mostrar o su trabalho) décimo restante vem dos profissionais da industria do cinema. Com efeito, esta tem estado muito atenta às - do aproveitadora das - novidades de consumo trazidas pela cultura de partilha em rede. Lucky Number Slevin, o filme com Morgan Freeman e Bruce Willis, começou o seu "marketing" por um "clip" de oito minutos publicado exclusivamente no YouTube. Toda esta atenção terá mais a ver com a economia dos meios audiovisuais, em crise nos modelos fora de rede, ou com a pujança de criatividade animada que subitamente começou a jorrar dos milhares de adolescentes
com tempo livre e muita tecnologia disponível? Responder é mais difícil do que prever que o ano não terminará sem que o YouTube seja comprado. A única questão em cima da mesa é: por quem? Se as empresas tecnológicas como a Yahoo! e a Google são as primeiras candidatas à aquisição do MySpace pela News Corp., de Rupert Murdoch, prova que os conglomerados mundias de "media" já descobriram o que lhes escapava: o caminho para o futuro. Aquando da compra, o preço pareceu um exagero típico do meio, mas menos de um ano e várias manchetes depois, a mais famosa das quais na "Business Week", os 450 milhões de euros pareceram uma pechincha: passou de menos de dez milhões para 40 milhões de visitantes diários (fonte: http://www.alexa.com/), sendo o sexto endereço do mundo com maior audiência e o de maior crescimento - isto sem levar em consideração a incomensurável influência que tem na cultura (ver http://en.wikipedia.org/wiki/MySpace).

Na sua última produção conjunta, Catarina ("nickname" xhysteryax), Ana Inês ("nickname" tcheese) parodiam o ídolo juvenil Brice de Nice, o surfista, cantor e actor. Embora a "camerawoman" e realizadora de serviço, "xhysteryax", diga que "em geral filmamos o que nos vier à cabeça, mas temos sempre uma pequena ideia da história do filme". Os problemas são resolvidos à medida que surgem. "Tcheese" e Ana usam "câmaras digitais emprestadas", enquanto "xhysteryax" tem autorização da mãe para usar "uma Canon Powershot A610" que faz dela uma previligiada. Luís ("nickname" bammargeraI23) tem material mais fraco, "uma Sony CyberShot. A minha situação financeira não me deixa comprar uma outra câmara". Mas todos eles estão uns furos a acima da média: é muito frequente vermos vídeos filmados com uma simples "webcam", em longos planos estáticos. Coisa que "xhysteryax" desdenha: "torna-se monótomo", pelo que prefere filmar "com vários planos e sequências", tal como a amiga "tcheese".
Paulo Querido in Única, Maio de 2006
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