Avançar para o conteúdo principal

SNS


Ontem:

- Centro de Saúde.

- Boa tarde. Sou professora e preciso de um atestado de robustez para entregar na escola, como devo solicitá-lo?

- Tem cá médico de família?

- Não.

- Então tem de o pedir ao médico de família.

- Vai ser complicado, o meu médico de família está nos Açores.

- Ah...

- Normalmente, obtenho sempre o atestado no Centro de Saúde local.

- Pois, pode ser que a directora lho passe, só falando com ela. Venha cá amanhã à hora de almoço.

- Muito obrigado, assim farei.


Hoje à hora de almoço:

- Boa tarde. Liguei ontem por causa de um atestado de robustez. Sou professora e preciso desse documento para entregar na escola.

Liga à colega que está a par do caso.

- Primeiro e último nome.

- T.F.

- Vou falar com a directora. Aguarde um momento por favor.

Passado um momento.

- Desculpe, mas a doutora diz que não pode passar o atestado, só indo ao serviço privado.

- Desculpe, mas em todos os centros de saúde pelos quais passei sempre me forneceram esse documento. Não compreendo que não o façam aqui e a necessidade de ir a uma consulta privada.

- Mas a doutora diz que não pode ser.

- É assim tenho 15 dias para entregar essa documentação na escola, estou a fazer uma substituição de um mês. Não compreendo porque é que tenho que pagar uma consulta no privado para me medirem a tensão, auscultarem os pulmões e passarem um documento que já pedi este ano para outra escola.

Chamam-me aparte para que outros utentes não oiçam. Entro para um corredor onde o jovem muito atrapalhado solicita a presença da chefe. A chefe.

- Eu peço desculpa, mas de facto a doutora mostra-se intransigente e como não depende de mim...

- Eu compreendo que não têm a culpa, mas parece-me absurdo ter de pagar uma consulta privada para obter este documento, só falta mencionarem que a senhora é dona da clínica aqui da zona...

(Risos) - Pois, esse tipo de informações não estamos autorizados a fornecer.

- Pois, eu já compreendi. Mas ao contrário do que normalmente se pensa, devido a uma data de formalidades, nem todos os professores têm ADSE e parece-me absurdo que insistam em que pague uma exurbitância só porque não tenho médico de família aqui. Podia nem sequer ter médico de família. Não me parece que isso seja condição para pagar uma consulta privada.

- Pois, eu compreendo.

O jovem:

- O máximo que poderei fazer é pedir à doutora que a receba para explicar a situação.

Ligação para a doutora.

- Doutora, está aqui uma senhora que quer falar consigo por causa do atestado...

- (...)

- A doutora diz que não pode recebê-la hoje. Pode passar por cá na sexta feira à mesma hora? Ela irá recebê-la.

- Isso quer dizer que me vai passar o atestado?

- Isso não lhe posso garantir. Vai recebê-la...

- Ok. Obrigado, peço desculpa. Voltarei na sexta.


Já não basta o desgraçado do professor contratado ter que estar sempre a pedir o raio do registo criminal e atestado de robustez por cada escola que passa, como ainda temos bestas destas que querem viver à conta. Onde é que já se viu?! Sim, porque os professores que estão no quadro não adoecem nem cometem crimes...

Parece impossível. Isto quer dizer que quem não tem médico de família passa mal, tem de ir sempre ao privado cada vez que precisa de um exame. É para isto que sou dadora de sangue há tantos anos?! Que contribuo civicamente sem sequer usufruir da isenção a que tenho direito porque temos informação digital que nunca está actualizada. Não. Aceito muita coisa e até tenho por hábito calar-me, mas desta vez foi demasiado notório o interesse de me irem à carteira para benefício individual. Ou me explicam onde está escrito que não me podem passar o atestado ou têm-me à perna...


Na sexta conto-vos como foi.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma verdade simples, de Jodi Picoult

Leitura agradável, mas não brilhante. É um livro que se lê facilmente, apesar de não me ter cativado no início. Para ser sincera só a mais de meio consegui nutrir algum interesse pela história. Até lá, achei o livro banal, expectável e cinematográfico. Considero que não é um livro mau, apenas não é a minha onda.  Então, relata a história de uma rapariga amish, que é acusada de matar o seu próprio filho à nascença e da sua advogada cosmopolita e mal resolvida amorosamente. A advogada não acredita na sua inocência, mas resolve ajudá-la a pedido de Leda, sua tia. Depois disso surgem as peripécias. A advogada acaba por acreditar na sua inocência quando ela se considera culpada, entretanto reapaixona-se pelo psicólogo que defende a acusada, que por sua vez era um namorado antigo. A acusada revela, aos poucos, a verdadeira história da noite da morte e enfrenta a dificuldade entre escolher o pai do filho, pertencente ao mundo normal e a sua vida simples de amish. O que lhe aconteceu? É c

Se isto é um Homem, Primo Levi

Já andava na minha prateleira há algum tempo, mas eu não me decidia. O tema agradava-me, mas tinha medo de me dececionar. Temia que fosse demasiado filosófico... Comecei e já não parei. Não é uma leitura simples, mas também não é um quebra-cabeças.  Primo Levi, judeu italiano, apanhado pela máquina nazi, foi capturado em Auschwitz. Este o nome que ninguém deveria esquecer, para que nunca nos esqueçamos que o ser humano consegue ser animalesco pela sobrevivência e pelo poder da crueldade. Convenhamos que, ninguém, com um mínimo de valores, conseguirá tratar desta forma outro ser humano diariamente, durante anos. Primo Levi, que viria a falecer em consequência de uma queda na escada do prédio onde vivia, sobreviveu ao campo de concentração. Sobreviveu porque no meio do azar, teve sorte. Sorte por ter apanhado escarlatina e não ter sido encaminhado para a caminhada da morte , sorte por ter conhecimentos de química e ter conseguido manter-se quente no laboratório para onde foi destinado

D. Sebastião e o vidente, de Deana Barroqueiro

É um calhamaço!! Conta com 629 páginas, rebuscadas, com um vocabulário erudito, muitas personagens, mas ... fascinante! Este livro, obviamente, relata a história de vida de D. Sebastião com todos os pormenores, desde a mãe que o deixou, à sua deformidade física, ao seu caráter, bravura... Assim, este pequeno rei, em tamanho e em idade, demonstrou a sua infantilidade nos rasgos de bravura. Inocente, sonhava com a guerra, mas soube antever os interesseiros que lhe apareceram pelo caminho. Existe também Miguel, um menino que nasceu no mesmo dia que ele e que o acompanha ao longo da história, mas que acaba por nunca conseguir aproximar-se o suficiente. É ele o vidente do título, mas a sua personagem acaba por não ser muito "útil", uma vez que é incapaz de mudar o rumo dos acontecimentos, limita-se a admirá-lo ao ponto de o acompanhar à morte. Quem não conhece D. Sebastião, o desejado, aquele que desapareceu em Alcácer Quibir e que regressará envolto no nevoeiro. Cá te es