
Que o nosso governo há muito que vê a educação com uma visão economicista e estatistica eu já tinha dado conta, mas não consigo deixar de me indignar com as situações que vivencio todos os dias.
Estou colocada numa escola onde impera a lei do abandono e do esquecimento. Os professores da minha escola leccionam vários níveis de ensino, inclusivê aqueles para os quais não estão habilitados, vigiam intervalos porque não há auxiliares de acção educativa suficientes e o inédito aconteceu hoje... As duas auxiliares educativas, uma para o ensino nocturno, outra para o diurno encontram-se ausentes por motivos devidamente justificados, mas a escola funcionou, os alunos não puderam tomar o pequeno-almoço de manhã, não vão poder fazê-lo à tarde, ninguém pode assegurar a segurança das nossas crianças nos intervalos, nem a vigilância dos corredores em tempo de aulas pois não existem meios humanos para o fazer. Estamos a falar de crianças e jovens desde o 1º ciclo ao ensino secundário recorrente.
A situação foi devidamente reportada às entidades competentes e a resposta foi: nula... nada, ninguém quer saber que os nossos alunos se encontrem sozinhos numa escola onde não vão sequer poder alimentar-se devidamente, nem ninguém quer saber ou valoriza que os professores desta escola desempenhem funções que não deviam estar-lhe atribuídas, mas que exigem que sejam bem desempenhadas porque estamos em crise!!!
Ninguém quer saber, nem os Encarregados de Educação que ainda informados acerca da estranha ocorrência continuam a levar os seus educandos para uma escola que não tem vigilância e que vive do consentimento dos professores em colaborar nesta situação abusiva e ridiculamente estranha.
E se um menino se magoar? Quem vai ser responsável? A escola ou a pessoa que não estava a vigiar porque está doente ou o professor que não pode dar aulas e estar num corredor ao mesmo tempo?
Eu sei quem não vai aceitar responsabilidades. A seguir vão pedir-me que limpe a escola no final do dia, ou que vá dar atendimento personalizado a cada um dos meus alunos?
Por amor da santa!!! Mas em que país vivemos?
No final do ano todos têm de passar porque uma escola destas dimensões não pode ter insucesso escolar e bem caladinhos porque temos a avaliação dos professores e estes não podem ter vida própria...
Schhhh.....
Comentários
Schhhh....