Avançar para o conteúdo principal

Fascinante




...era assim que eu pensava que ia ser a vida. Dentro da minha complexa adolescência, achei que a vida ia ser fascinante. Controladora, responsável e...rebelde, era assim que os meus olhos me viam pelo lado positivo e, quanto a mim, os ingredientes secretos para uma vida fascinante. Tudo corria bem, com muito esforço e dependendo (na maior parte do tempo) de mim própria, a minha rebeldia persistente dava frutos de sucesso para os quais ninguém me destinava. Era forte, sabia-o, ia aguentar até lá chegar... Pois, os meus sonhos terminavam com curso, trabalho na área e total independência... Não me safei mal até aqui, mas de repente...terminaram os sonhos principais e os secundários foram adiados para uma efetivação que, provavelmente, nunca chegará...mais estudos eram o sonho.
Bem, considerando que viagens não fazem parte do meu imaginário...bem, tenho tudo feito e agora?! Os meus sonhos terminaram, não era suposto eu saber o que fazer?!
A solução segundo os meus colegas e as pessoas mais velhas era casar e ter filhos. Estava na idade! Sim, estava, não tinha era muita vontade. Ao fim ao cabo já era "mãe" de uma data de familiares que preenchiam a minha necessidade de sentir-me útil e protetora. É aqui que a minha rebeldia reincide, eu ia cumprir esses projetos quando quisesse e se quisesse. Se em tempos cresci demais, agora acho que parei, na medida dos meus sonhos...eu gosto disto de "bon vivant" (mais ou menos assim). Adoro o meu espaço, o meu tempo e dedicar-me àquilo que continua a ser mais importante para mim: a profissão. Pouco, não é? Sim, parece pouco, mas ocupa muito tempo, mas tempo...bem, o tempo muda de significado quando a nossa idade começa com um primeiro algarismo terminado em "inta". Pressão, não gosto de indecisão, a necessidade de controlo reincide. A rebeldia, oh, a rebeldia começa a parecer um idealismo. Crise!
Vi um documentário como o indivíduo se comporta em grupo e a regra é seguir a maioria, mas eu nunca fui pela maioria e costumava ser algo de que me orgulhava, pensar pelos meus próprios meios e provar a meio mundo que não temos de seguir a regra, ser capaz de regredir e recomeçar as vezes que fossem necessárias (eu e os prefixos de repetição temos uma relação muito próxima).
Às tantas deixaram de me chatear, sou novamente um caso perdido, nunca se esperou muito de mim afinal... e se já surpreendi uma vez foi por mero acaso, não vou fazê-lo outra vez. Porque é que penso nisto, nunca fui muito dada à aprovação dos outros, sempre gostei de me ver como alguém modestamente egoísta, porque "Se eu não me sentir bem  comigo, quem sentirá"...o respeito e reconhecimento vieram por acréscimo, não eram requisito essencial, mas afinal... que quero eu? estarei a ceder ás pressões sociais, à família que o meu mundo adolescente esqueceu e que fui recuperando quando tive tempo? Bem...não sei, mas quero ter uma vida fascinante (ainda que só em alguns momentos).


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma verdade simples, de Jodi Picoult

Leitura agradável, mas não brilhante. É um livro que se lê facilmente, apesar de não me ter cativado no início. Para ser sincera só a mais de meio consegui nutrir algum interesse pela história. Até lá, achei o livro banal, expectável e cinematográfico. Considero que não é um livro mau, apenas não é a minha onda.  Então, relata a história de uma rapariga amish, que é acusada de matar o seu próprio filho à nascença e da sua advogada cosmopolita e mal resolvida amorosamente. A advogada não acredita na sua inocência, mas resolve ajudá-la a pedido de Leda, sua tia. Depois disso surgem as peripécias. A advogada acaba por acreditar na sua inocência quando ela se considera culpada, entretanto reapaixona-se pelo psicólogo que defende a acusada, que por sua vez era um namorado antigo. A acusada revela, aos poucos, a verdadeira história da noite da morte e enfrenta a dificuldade entre escolher o pai do filho, pertencente ao mundo normal e a sua vida simples de amish. O que lhe aconteceu? É c

Se isto é um Homem, Primo Levi

Já andava na minha prateleira há algum tempo, mas eu não me decidia. O tema agradava-me, mas tinha medo de me dececionar. Temia que fosse demasiado filosófico... Comecei e já não parei. Não é uma leitura simples, mas também não é um quebra-cabeças.  Primo Levi, judeu italiano, apanhado pela máquina nazi, foi capturado em Auschwitz. Este o nome que ninguém deveria esquecer, para que nunca nos esqueçamos que o ser humano consegue ser animalesco pela sobrevivência e pelo poder da crueldade. Convenhamos que, ninguém, com um mínimo de valores, conseguirá tratar desta forma outro ser humano diariamente, durante anos. Primo Levi, que viria a falecer em consequência de uma queda na escada do prédio onde vivia, sobreviveu ao campo de concentração. Sobreviveu porque no meio do azar, teve sorte. Sorte por ter apanhado escarlatina e não ter sido encaminhado para a caminhada da morte , sorte por ter conhecimentos de química e ter conseguido manter-se quente no laboratório para onde foi destinado

D. Sebastião e o vidente, de Deana Barroqueiro

É um calhamaço!! Conta com 629 páginas, rebuscadas, com um vocabulário erudito, muitas personagens, mas ... fascinante! Este livro, obviamente, relata a história de vida de D. Sebastião com todos os pormenores, desde a mãe que o deixou, à sua deformidade física, ao seu caráter, bravura... Assim, este pequeno rei, em tamanho e em idade, demonstrou a sua infantilidade nos rasgos de bravura. Inocente, sonhava com a guerra, mas soube antever os interesseiros que lhe apareceram pelo caminho. Existe também Miguel, um menino que nasceu no mesmo dia que ele e que o acompanha ao longo da história, mas que acaba por nunca conseguir aproximar-se o suficiente. É ele o vidente do título, mas a sua personagem acaba por não ser muito "útil", uma vez que é incapaz de mudar o rumo dos acontecimentos, limita-se a admirá-lo ao ponto de o acompanhar à morte. Quem não conhece D. Sebastião, o desejado, aquele que desapareceu em Alcácer Quibir e que regressará envolto no nevoeiro. Cá te es