Avançar para o conteúdo principal

Porque escolhi viver, Yeonmi Park

Depois de ter lido há relativamente pouco tempo o Inocência Perdida e os Bebés de Auschwitz estava a precisar de algo mais suave, mas como o livro foi emprestado por uma colega resolvi dedicar-me a esta leitura.
Fiquei mais uma vez surpreendida pelo meu desconhecimento do mundo e dos humanos. Quem viveu uma Segunda Guerra Mundial, este mundo devia ter mais juízo. Uma coisa é, esporadicamente, ouvirmos umas notícias acerca da Coreia do Norte e acharmos que são todos loucos; outra coisa é lermos este relato na 1.ª pessoa e pensar "Que sorte que eu tenho de ter nascido em Portugal!"
O livro espantou-me pela amplitude que tem. A descrição da vida na Coreia do Norte é atroz e confesso que inicialmente achei que era um pouco fantasiosa.
É um livro biográfico. A autora, mulher de força, descreve com uma simplicidade de quem viveu as inúmeras carências de uma infância e adolescência perdidas, e arrasta-nos para uma espiral de sofrimento e ... pasmem-se: esperança.
Ela nasceu e passou a infância na Coreia do Norte, onde os seus pais, como forma de sobrevivência, se dedicavam ao contrabando. Reflete a profunda ligação que une a família, composta também por uma irmã (que também tem um livro editado, mas que ainda não li). A adversidade trouxe-lhes uma ligação profunda e inquebrável. 
Ao entrar na adolescência e na esperança de escapar à fome, decidem, ela e a mãe, fugir para a China (a irmã mais velha já tinha fugido e estava desaparecida). Na Coreia do Norte ninguém pode decidir mudar de país só porque lhes apetece, esta fuga é uma traição ao ditador, e os traficantes humanos valem-se disso para prosperar num negócio ilícito de esposas escravas. As mulheres chegam à China, são, muitas vezes, violadas, vendidas a esposos que não conhecem e sacrificadas pela sua fraca condição de desertoras. Devido às políticas entre estes dois países, elas não são consideradas refugiadas e, se apanhadas, são repatriadas para a Coreia do Norte, com todo o mal que isso acarreta. Com a sua fuga, Yeonmi e a mãe, colocaram a vida de toda a restante família em risco e, todos eles, perderam empregos ou foram impossibilitados de ascender a uma classe superior.
Depois da China, estas mulheres conhecem uma rede clandestina, fundada à luz do cristianismo, que lhes possibilita a entrada na Coreia do Sul, mais uma vez por um trilho clandestino. Lá são, finalmente, consideradas refugiadas e conhecem o sabor da liberdade (sobretudo a de pensamento).
A autora, em busca da sua irmã, torna-se um símbolo da coragem e dá voz ao sofrimento do povo da Coreia do Norte.
Hoje, estou mais atenta ao que se passa nesse país, sobretudo por tudo aquilo que o povo não consegue conhecer, nem sonhar. Não pensem que o livro está desatualizado. É de 2015!!! 
Agora apetece-me perguntar: O que se passa com o mundo? Como é que nós conseguimos viver neste mundo sabendo que há um país, onde o tempo parou e todos os seus habitantes idolatram um líder completamente lunático, onde não há liberdade, nem sequer de pensar!!!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma verdade simples, de Jodi Picoult

Leitura agradável, mas não brilhante. É um livro que se lê facilmente, apesar de não me ter cativado no início. Para ser sincera só a mais de meio consegui nutrir algum interesse pela história. Até lá, achei o livro banal, expectável e cinematográfico. Considero que não é um livro mau, apenas não é a minha onda.  Então, relata a história de uma rapariga amish, que é acusada de matar o seu próprio filho à nascença e da sua advogada cosmopolita e mal resolvida amorosamente. A advogada não acredita na sua inocência, mas resolve ajudá-la a pedido de Leda, sua tia. Depois disso surgem as peripécias. A advogada acaba por acreditar na sua inocência quando ela se considera culpada, entretanto reapaixona-se pelo psicólogo que defende a acusada, que por sua vez era um namorado antigo. A acusada revela, aos poucos, a verdadeira história da noite da morte e enfrenta a dificuldade entre escolher o pai do filho, pertencente ao mundo normal e a sua vida simples de amish. O que lhe aconteceu? É c

Se isto é um Homem, Primo Levi

Já andava na minha prateleira há algum tempo, mas eu não me decidia. O tema agradava-me, mas tinha medo de me dececionar. Temia que fosse demasiado filosófico... Comecei e já não parei. Não é uma leitura simples, mas também não é um quebra-cabeças.  Primo Levi, judeu italiano, apanhado pela máquina nazi, foi capturado em Auschwitz. Este o nome que ninguém deveria esquecer, para que nunca nos esqueçamos que o ser humano consegue ser animalesco pela sobrevivência e pelo poder da crueldade. Convenhamos que, ninguém, com um mínimo de valores, conseguirá tratar desta forma outro ser humano diariamente, durante anos. Primo Levi, que viria a falecer em consequência de uma queda na escada do prédio onde vivia, sobreviveu ao campo de concentração. Sobreviveu porque no meio do azar, teve sorte. Sorte por ter apanhado escarlatina e não ter sido encaminhado para a caminhada da morte , sorte por ter conhecimentos de química e ter conseguido manter-se quente no laboratório para onde foi destinado

D. Sebastião e o vidente, de Deana Barroqueiro

É um calhamaço!! Conta com 629 páginas, rebuscadas, com um vocabulário erudito, muitas personagens, mas ... fascinante! Este livro, obviamente, relata a história de vida de D. Sebastião com todos os pormenores, desde a mãe que o deixou, à sua deformidade física, ao seu caráter, bravura... Assim, este pequeno rei, em tamanho e em idade, demonstrou a sua infantilidade nos rasgos de bravura. Inocente, sonhava com a guerra, mas soube antever os interesseiros que lhe apareceram pelo caminho. Existe também Miguel, um menino que nasceu no mesmo dia que ele e que o acompanha ao longo da história, mas que acaba por nunca conseguir aproximar-se o suficiente. É ele o vidente do título, mas a sua personagem acaba por não ser muito "útil", uma vez que é incapaz de mudar o rumo dos acontecimentos, limita-se a admirá-lo ao ponto de o acompanhar à morte. Quem não conhece D. Sebastião, o desejado, aquele que desapareceu em Alcácer Quibir e que regressará envolto no nevoeiro. Cá te es