O livro "Manga - Sixty Years os Japanese Comics"foi alvo de censura em Victorville, California, nos Estados Unidos. O responsável pela Biblioteca pública São Bernardino ordenou a retirada de todos os exemplares.
"Desenhos que descrevem uma pessoa durante o acto sexual com um hamster gigante não farão parte do acervo de São Bernardino", declarou Postmus. O facto já provocou a reacção da National Coalition Against Censorship, organismo de Combate à Censura constituído por 50 organizações não-governamentais dos EUA. "Remover um livro sobre a história da BD japonesa só porque contém um capítulo a respeito do género erótico, é comparável a fazer o mesmo com uma enciclopédia por causa de uma página de práticas sexuais", afirmou Svetlana Mintcheva, diretor de artes da NCAC, numa carta enviada a Postmus.
in Os Mus Livros

Ao que parece este caso insólito aconteceu depois de uma denúncia de uma mãe preocupada. Será que o seu filho de 14 anos não vê televisão?É que já vi coisas bem piores e não se deixaram de produzir filmes americanos por causa disso.
Enfim, parece-me a mim, que os pais se deviam preocupar com os filhos e ter algum controle no que respeita ao acesso à informação, mas não podemos prejudicar uma sociedade inteira só para que os olhos dos nossos filhos se mantenham puros. Acho muito mais ofensivo quando os adolescentes se passeiam com a cruz de Hitler sem fazerem a mínima noção do sofrimento das vítimas deste regime e ninguém os condena, porque,afinal, não sabem. Talvez a senhora se esqueça que com 14 anos já pode falar com ele sobre sexo sem que isso signifique uma aberração e não tenhamos que voltar aos velhos tempos de censura e repressão.
Comentários