"Criei uma editora, a Alley, onde fazemos os alunos passarem por todo o processo de publicação do livro, compondo esse trabalho juntamente com o editor, conhecendo de perto a relação entre autor e editor. Assim, eles aprendem a conviver com o designer, com o ilustrador, com o revisor ou com o copy-desk. Depois, eles fazem uma tiragem pequena, cerca de trezentos exemplares, acompanhando a produção na gráfica e passam em seguida pelo lançamento do livro, com a presença dos media e tudo".
Relativamente à construção do livro, Sonia Belloto acredita nas vantagens de uma formação completa. Na Fábrica dos Textos aprendem-se métodos de escrita, sempre com o público como guia, mas aprende-se também a paginar um livro, a escolher uma capa que sobressaia nas livrarias, a definir um bom texto de contracapa. Às técnicas de escrita associam-se, assim, as do grafismo, as da produção e, principalmente, as do marketeing, que acompanham todo o processo, tendo sempre os interesses do público como propósito final. "É preciso palnear toda a história e toda a estrutura do livro com o objectivo de surpreender o leitor", explica Sonia Belloto, confirmando esta ideia.
Alguns dos livros saídos desta Fábrica dos Textos têm sido publicados em editoras maiores e com uma máquina produtiva mais regular, como é o caso recente da Melhoramento, que aceitou publicar vários alunos de Sonia Belloto, o que a deixa, naturalmente, satisfeita e confiante nos resultados do seu trabalho. A ideia de que a receita para o sucesso de um autor passa pelo trabalho, pela dedicação e pela capacidade de os candidatos a escritores produzirem os seus próprios livros do princípio ao fim parece dar alguns frutos no mercado brasileiro, ajudando a confirmar o projecto pedagógico da Fábrica dos Textos.
Quanto à infalibilidade das metodologias que aqui se descrevem, não podemos confirmar ou desmentir. Se é verdade que a técnica se pode aprender e trabalhar, como o fazem muitos escritores de renome, também é verdade que muitos autores da história da literatura não ficaram conhecidos pelo seu método ou pela disciplina, mas sim pela desorganização em que escreviam e pelo talento que, ainda assim, definiu para sempre as suas obras. Na dúvida, descobrir as receitas de "Como Ecrever um Livro..." não afectará o génio dos mais talentosos e, quem sabe, pode ajudar a esclarecer os que sofrem apenas de falta de técnica.
in Os Meus Livros
Encaro a literatura como um processo de liberdade e paixão, não posso, nem quero fazer disso uma ciência exacta, sob a pena de nunca mais me conseguir voltar a encantar novamente.
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