Ora, o mesmo se passa com as actuais preocupações no que respeita ao plágio. De algum modo, este "à vontade", prende-se, involuntariamente, com alguns dos princípios estabelecidos pelo pós-modernismo, mais concretamente: a supressão da experiência individual contra o culto da autenticidade e o conceito da "morte do autor", desenvolvido por Roland Barthes, no âmbito do pensamento pós-estruturalista. Para este autor, o texto é "um espaço multidimensional em que uma variedade de escritos, nenhum deles original, se misturam e entrechocam. O texto constitui uma trama de citações retiradas de inúmeros centros de cultura". O culto da originalidade é, deste modo, substituído pela ideia de livre apropriação, evocando-se uma experiência relacional, intersubjectiva e em rede.
Xana, vocalista dos Rádio Macau
Andei a ler este livro, terminei-o há 2 dias e tive uma grande desilusão. Bem, é certo que eu já não tinha gostado de "O Diário de Anne Frank", por isso, também não gostei deste. Passei o livro todo a pensar que a jovem era normalíssima apesar de viver no regime de Estaline. As preocupações eram as mesmas de qualquer jovem com a idade dela, aliás até a achei um pouco acriançada dadas as circunstâncias e os seus 18 anos de idade. Enfim, um fiasco! Não consigo gostar mesmo, porque fico sempre à espera de detalhes e pensamentos que eu acharia próprios da época e do contexto e acabo por achar que as jovens sofreram um bocado sim, mas isso não as fez diferentes da grande maioria dos jovens de hoje com a mesma idade, inclusivê esta abusa do egocentrismo e preocupação estética de uma forma quase doentia. Gostaria de ter mais para dizer, mas de facto, o livro não me despertou grande atenção. Na minha opinião: não comprem!
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