
"O Michael tinha olhos cinzentos. Quando sorria, os cantos da boca tremiam-lhe. Cinzento e comedido: o meu Michael."
in O Meu Michael de Amos Oz, Asa
Nunca tinha lido nada de Amos Oz, apesar de já ter ouvido falar dele. Comprei este livro por 2,50 num site qualquer. O livro em si torna-se por vezes aborrecido, mas acho que é essa a intenção. Acima de tudo é bastante psicológico, sendo que a vítima, neste caso a mulher de Michael, alucina por ter desistido de uma vida que não desejou e um filho que não ama, ou talvez sim, mas à sua maneira, como se a criancinha fosse a culpada de não ter atingido os seus objectivos, os seu sonhos, ou a enganasse e a tivesse feito pensar que Michael era o homem ideal para casar.
Achei o tema do livro um pouco fútil, como explicar, a personagem não gostava da sua vida, mas não fazia nadinha para a mudar, deixava-se deambular num estado de abandono!!! Como se o mundo inteiro fosse culpado da sua infelicidade.
Quanto ao Michael, bem o homem é um santo, porque amiguinhos aturar uma mulher paranóica sem se conseguir perceber até o que é que ela quer, mas ter a certeza que não te quer deve ser angustiante, uma mulher que só reclama não é nada fácil!!!!
Comentários