
Nelson Lima, neuropsicólogo clínico e director do Instituto da Inteligência, salienta o papel moderador dos pais na utilização da Internet.
Como explica a adesão em massa de adolescentes a este género de "sites"?
Trata-se de uma reacção que não nos deve surpreender visto que a adolescência é um período da vida caracterizado pela necessidade de uma ampliação de relações interpessoais e de laços afectivos entre os jovens. Por outro lado, as grandes mudanças psicológicas e biológicas que ocorrem nesta etapa (o despertar da sexualidade, o enamoramento, etc), favorecem a atracção pelo desconhecido e a exploração de novas vivências. A Internet proporciona não apenas esse mergulhar no desconhecido como também o acesso a outros jovens e novas formas de relacionamento.
Porque é que os adolescentes falam facilmente com desconhecidos na Internet?
Os "amigos-virtuais" movimentam-se numa dimensão oculta idêntica à que se esconde no inconsciente mental. Aquilo que está para além da realidade conhecida torna-se fortemente atraente porque os seus contornos são imprecisos, permitem a especulação criativa e despertam a curiosidade pelo desconhecido. A confiança depositada autoriza que os jovens não se sintam inibidos abordando abertamente detalhes pessoais e íntimos.
in Única
Comentários