
Quando entrei para a faculdade ainda perseguia sonhos, entrei num curso via ensino porque era o que queria fazer e não porque não tinha mais alternativas, entrei para o curso que escolhi e decidi.
Ainda hoje não me arrependo do que fiz, mas verifiquei que há muita coisa podre, começando na faculdade... Quando saí da faculdade vinha cheia de iniciativa e vontade, que vai morrendo a cada ano que passa pela imensa burocracia que é necessária ao ensino. Há bem pouco tempo para aquilo que realmente importa que é a preparação do tempo em sala de aula.
Mas não é por aí que quero ir...a verdade é que a faculdade só nos dá meia formação, mas nos professores do ensino superior ninguém toca, porque será?
Durante os meus árduos 5 anos de universidade onde me fizeram queimar pestanas em coisas de que nunca necessitei para a minha profissão esqueceram-se das cadeiras de trabalho com novas tecnologias, da psicologia da educação (no verdadeiro acesso da disciplina, o que tive foi uma espécie de... que de nada me serviu), da iniciação à burocracia, do ensino especial (porque a nossa escola tem uma inclusão burocrática) e sobretudo da estatistica. Ironia à parte, o ano de estágio profissionalizante foi a única mais valia daquilo tudo, mesmo quando dormir mais de 3 horas me parecia a entrada para o paraíso...mas também ninguém me disse que ia ser quase sempre assim!! Resumindo, foi quase como tirar a carta, sabes muitos sinais que nunca vais ver, mas está lá qualquer coisa que ter permite andar para a frente. E foi assim que me licenciei num curso de ensino de 3º ciclo e secundário! Naquele dia achava que era fantástico, hoje..... tenho menos sonhos, mas quero que os meus alunos sonhem.... e o resto, o resto depois conto!
Comentários
Tirei uma licenciatura em GESTÃO e 50 % das unidades curriculares não me serviram de nada só serviam para o professor universitário dar aulas, arrependo de quando ter acbo o 12 ano não ter vindo logo para Inglaterra onde estou agora .
Mafaldinha